Honda Rebel 250 & 450 Forum banner
21 - 40 of 238 Posts
Confie em mim quando digo para não colocar muito torque nos parafusos da tampa de válvulas. Nem pense em usar uma chave de fenda pneumática. Minha pequena chave de fenda pneumática taiwanesa de 1/4" de 20 anos quebrou uma. Elas quebram rente com o suporte da came onde são parafusadas. Não é difícil de consertar, mas quando você quebra algo em sua moto nova, você se sente muito mal.
7 (SETE) libras-pé?? O que é isso, tipo um mindinho, na sua mão fraca, empurrando para trás???

Obrigado pela ótima redação. O revendedor local acabou de perder 600$ :eek: :rolleyes: pelo "primeiro serviço".:D

Ok, eu fiz cerca de um zilhão de ajustes de válvulas em mais de cem motos diferentes (nem todas minhas), parafuso e porca de travamento, calço sobre o balde, calço sob o balde, até mesmo Ducati. A Rebel tem o tipo mais fácil, parafuso e porca de travamento, e tem apenas 4 válvulas no total.

Você não precisa alinhar nenhuma marca no volante, para mim isso só causa confusão. Tudo o que você precisa fazer é certificar-se de que a válvula que você está ajustando está fechada. Com a tampa removida, gire o motor com um soquete e você pode observar os balancins subindo e descendo. Quando eles estão para cima, na extremidade do parafuso e da porca de travamento, a válvula está fechada. Ela permanecerá fechada por vários graus de rotação da árvore de manivelas e, em seguida, começará a abrir novamente. Lembre-se, verifique e ajuste enquanto estiver fechada. Você deve ser capaz de sentir uma leve folga no balancim.

Não tente deixar as válvulas o mais apertadas possível, ajuste-as para a extremidade solta da especificação. E certifique-se de verificar novamente a folga após apertar a porca de travamento. Às vezes, isso mudará um pouco. Jerry.

Aqui está um link para um excelente artigo sobre o ajuste das válvulas em uma Ninja 250 (eu costumava ter uma, e costumava pertencer a este fórum). Ele entra em muitos detalhes. As válvulas em uma Rebel são MUITO mais fáceis de alcançar, e há apenas 4, onde a Ninja tem 8, mas o procedimento básico é o mesmo. Jerry. http://faq.ninja250.org/wiki/What_is_the_adjustment_procedure?

Isto é perfeito! Estou prestes a abrir minha moto para que os Anéis sejam substituídos e as Válvulas precisam de ajuste porque há um ruído de batida/tique-taque que é horrível! Minha moto é uma CM250C de 1982 e está em boas condições. Eu estava me perguntando se alguém tinha o manual que pode ser digitalizado e me enviar as informações sobre o trabalho para os anéis? Eu gostaria muito de comprar um, mas os anéis já estavam esticando minha renda fixa. Então, se alguém quiser dar uma mão, eu agradeceria muito!

7 (SETE) foot pounds?? O que é isso, como um mindinho, na sua mão fraca, empurrando para trás???

Obrigado pela ótima publicação. O ladrão local acabou de perder 600$ :eek: :rolleyes: pelo "primeiro serviço".:D
Os parafusos da tampa de válvulas são projetados para "bater no fundo" quando estão apertados o suficiente para exercer apenas um pouco de força de compressão na junta da tampa. Apertá-los mais não tornará a tampa mais apertada na junta, apenas sobrecarregará o parafuso já no fundo e o quebrará.

Se você vazar óleo, apenas troque a junta, não aperte os parafusos.

Cookie

Ok, eu fiz cerca de um zilhão de ajustes de válvulas em mais de cem motos diferentes (nem todas minhas), parafuso e porca de travamento, calço sobre o balde, calço sob o balde, até mesmo Ducati. A Rebel tem o tipo mais fácil, parafuso e porca de travamento, e tem apenas 4 válvulas no total.

Você não precisa alinhar nenhuma marca no volante, para mim isso só causa confusão. Tudo o que você precisa fazer é certificar-se de que a válvula que você está ajustando está fechada. Com a tampa removida, gire o motor com um soquete e você pode observar os balancins subindo e descendo. Quando eles estão para cima, na extremidade do parafuso e da porca de travamento, a válvula está fechada. Ela permanecerá fechada por vários graus de rotação da cambota e, em seguida, começará a abrir novamente. Lembre-se, verifique e ajuste enquanto estiver fechada. Você deve ser capaz de sentir uma leve folga no balancim.

Não tente deixar as válvulas o mais apertadas possível, ajuste-as para a extremidade solta da especificação. E certifique-se de verificar novamente a folga após apertar a porca de travamento. Às vezes, isso mudará um pouco. Jerry.
Minha scooter tem um ajuste de válvula "excêntrico", com linhas graduadas desenhadas diretamente nela. O mais simples de todos! Você apenas coloca o pistão no PMS........ então solta um pequeno parafuso no excêntrico, depois gira até não haver folga na válvula, depois move até que o pequeno ponteiro esteja dois espaços acima. Aperte o parafuso e pronto! Apenas duas válvulas também.

Na minha opinião, o cara no vídeo está fazendo errado. Ele está usando um soquete para apertar as contraporcas. Isso não vai funcionar bem, como é óbvio no vídeo. Você precisa usar uma chave de boca nas contraporcas e outra chave muito pequena na cabeça quadrada do próprio ajustador. É por isso que a cabeça é quadrada. Você pode comprar chaves que são projetadas para caber nisso, pode fazer uma ou pode usar uma chave inglesa realmente pequena (tenho uma com cerca de 3" de comprimento). Dessa forma, você pode segurar o ajustador no lugar enquanto aperta a contraporca, reduzindo drasticamente a chance de o ajuste mudar quando você o apertar. Nunca usei uma chave de torque em válvulas. Apenas aperte-as. Elas quebram fácil, então não aperte demais. Depois de pegar o jeito de apertar as contraporcas, assim como para o arrasto adequado em uma lâmina de calibre, você não precisará de uma chave de torque. Jerry.

NÃO tente ajustar suas válvulas para a folga mínima (o.002 pol) A folga mínima significa que qualquer desgaste ou calor extra na cabeça pode reduzir a folga da tucho da válvula a ponto de você poder queimar as sedes das válvulas - e isso significa uma nova cabeça!
Eu não concordo com esta afirmação.

O manual fornece uma especificação de 0,05 mm. Ele não fornece uma tolerância +-, apenas a especificação. Quando o motor aquece, a folga entre a parte superior da haste da válvula e o ajustador do tucho não diminui, ela aumenta. Acabei de ajustar minhas válvulas hoje e confirmei isso. O motor esfriou durante a noite e esta manhã a cabeça estava a 68 graus F. Ajustei para 0,05 mm com leve arrasto. (Vou dizer que quem fez as válvulas na revisão de 600 milhas ou não fez ou não fez direito. Eu poderia facilmente colocar uma lâmina de calibre de 0,15 mm em todas as folgas.) De qualquer forma, coloquei-o de volta junto o suficiente para rodar a moto com um tanque externo e rodei por cerca de 10 minutos. As cabeças estavam agora lendo cerca de 195 graus F. Desliguei, removi a tampa da válvula e verifiquei as folgas novamente. Eu poderia facilmente colocar um calibre de 0,07 mm na folga. As cabeças de alumínio se expandem mais do que a válvula de aço, o que efetivamente afasta a válvula do tucho. Se você não acredita nisso, verifique por si mesmo. Acho que a coisa realmente importante a fazer é certificar-se de que o motor esfriou completamente antes de fazer seus ajustes.

Quando o seu motor aquece, a folga entre a parte superior da haste da válvula e o ajustador do tucho não diminui, ela aumenta. Acabei de ajustar minhas válvulas hoje e confirmei isso. O motor esfriou durante a noite e esta manhã a cabeça estava a 68 graus F. Ajustei para 0,05 mm com leve arrasto. (Direi que quem fez as válvulas na revisão de 600 milhas não fez ou não fez direito. Eu poderia facilmente colocar uma lâmina de calibre de 0,15 mm em todas as folgas.) De qualquer forma, coloquei-o de volta junto o suficiente para rodar a moto com um tanque externo e rodei por cerca de 10 minutos. As cabeças estavam agora lendo cerca de 195 graus F. Desliguei, removi a tampa da válvula e verifiquei as folgas novamente. Eu poderia facilmente colocar uma lâmina de 0,07 mm na folga. As cabeças de alumínio se expandem mais do que a válvula de aço, o que efetivamente afasta a válvula do tucho. Se você não acredita nisso, verifique por si mesmo. Acho que a coisa realmente importante a fazer é certificar-se de que o motor esfriou completamente antes de fazer seus ajustes.
Motor frio - folga de 0,15 mm

Motor quente - folga de 0,07 mm

Isso significa que a folga diminui, não aumenta, certo? A folga diminui à medida que os metais se expandem mais.

Isso significa que a folga fica menor, não maior, certo? A folga fica menor à medida que os metais se expandem mais.
Eu concordo. Os metais se expandem ao absorver calor, então eles devem ficar mais apertados. No entanto, apenas ajuste as válvulas para as especificações. As questões de calor são levadas em consideração quando eles criam as especificações.

Isso significa que a folga diminui, e não aumenta, certo? A folga diminui à medida que os metais se expandem mais.
Não....leia a publicação original:

Antes do ajuste motor frio - folga de 0,15 mm
Após o ajuste motor frio - folga de 0,05 mm
Após o ajuste motor quente - folga de 0,07 mm

A folga aumentou 0,02 mm com a cabeça na temperatura de operação.

Metais diferentes se expandem em taxas diferentes devido à temperatura....o alumínio se expande mais do que o aço, por exemplo.

A expansão diferencial dá mais folga no motor quente

Cookie

Não....leia a postagem original:

Antes do ajuste motor frio - folga de 0,15 mm
Após o ajuste motor frio - folga de 0,05 mm
Após o ajuste motor quente - folga de 0,07 mm

A folga aumentou 0,02 mm com a cabeça na temperatura de operação.

Metais diferentes se expandem em taxas diferentes devido à temperatura....o alumínio se expande mais do que o aço, por exemplo.

A expansão diferencial dá mais folga no motor quente

Cookie
Sim, exatamente. Quando eu trabalhava em carros com blocos de ferro fundido, era uma história diferente, a folga ficava mais apertada. Motores de alumínio são uma história diferente.

Quando fiz os ajustes, os 0,05 mm tinham um leve arrasto. Depois de ajustá-los, girei a cambota várias vezes e verifiquei novamente para ter certeza de que os tinha corretos. Depois de aquecer o motor, eu poderia facilmente deslizar um medidor de 0,07 mm na folga. Sem arrasto em nenhum deles. Eu não continuei inserindo maiores para ver o quanto ele havia se expandido. Bastava saber que ele havia aumentado.

7 ft/lbs.... Você consegue obter uma chave de torque que leia tão baixo? O mais baixo que já vi é 120 in/lbs (10 ft/lbs).
O que eu faria é segurar minha chave no parafuso e, em seguida, colocar um pedaço de cano de um pé de comprimento na extremidade dele e deslizá-lo até a borda do parafuso. E então eu pegaria um peso de sete libras (halteres de peso variável, é claro, ou eu só poderia fazer uma classificação de torque. Essa situação exigiria uma alça de 2,5 libras e 4,5 libras de pesos. Eu conseguiria isso adicionando dois de cada dois libras e quartos de libra.) e prendê-lo ao buraco que eu furei na extremidade do cano usando arame. Naturalmente, isso só funcionaria se a chave estivesse sendo puxada na direção que eu quero que a força vá, então minha bicicleta estaria de lado, tornando os parafusos da tampa da válvula ortogonais ao chão. Alternativamente, eu poderia usar um sistema de polias para mudar a direção da tradução para movimento rotacional para que eu pudesse deixar minha bicicleta em pé. Além disso, se você não tiver os pesos necessários, sempre poderá usar um bloco e talha.

Só uma ideia.

Ha! Gostaria de ver uma foto desse equipamento!
Talvez seja mais fácil visitar o caminhão Snap-On e obter uma chave de torque de 1/4 polegada e fazer as contas.

Sim, exatamente. Quando eu trabalhava em carros com blocos de ferro fundido, era uma história diferente, a folga ficava menor. Motores de alumínio são outra história.

Quando fiz os ajustes, o 0,05 mm tinha um leve arrasto. Depois de ajustá-los, girei a cambota várias vezes e verifiquei novamente para ter certeza de que estavam corretos. Depois de aquecer o motor, eu poderia facilmente deslizar uma lâmina de 0,07 mm na folga. Sem arrasto em nenhum deles. Eu não continuei inserindo maiores para ver o quanto ele havia se expandido. Bastava saber que ele tinha aumentado.
Eu também estava pensando em motores de ferro fundido.

21 - 40 of 238 Posts